sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sementes de Chia

As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em ácidos gordos ómega 3. Ainda mais rica do que a Quinoa, por exemplo.

Estas pequenas sementes de forma oval (2 mm de comprimento) são originárias da planta do deserto Salvia Hispânica, da família da menta, no sul do México. Há sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas. A variedade de sementes brancas é designada como Salba. Na Era Pré-Columbiana, as sementes de chia eram um componente das dietas aztecas e maias. A chia representava a ração de sobrevivência dos guerreiros aztecas. 2 colheres de sopa destas sementes conseguiam sustentar um guerreiro que marchava durante 24 horas. Os aztecas pagavam os seus impostos com estas sementes que eram, também, usadas como moeda.

Chia é a palavra Maia para designar força. As sementes eram utilizadas por estas culturas como alimento de mega-energia.



Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica é momentaneamente redescoberta pelos nutricionistas e está ganhando rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais.

  • Têm um ratio perfeito 3:1 ómega 3 – ómega 6 que é essencial.
  • Possuem cinco vezes mais cálcio do que o leite e duas vezes mais potássio que as bananas.
  • Possuem três vezes mais anti-oxidantes que as famosas uvas-do-monte e três vezes mais ferro que o espinafre.
  • Boa fonte de fósforo, magnésio e manganésio.
  • Excelente fonte de proteínas, com todos os aminoácidos em perfeito equilíbrio.
  • São também mais ricas em fibras do que a aveia e contêm mais ómega 3 que a linhaça.
  • Possuem mais antioxidantes que os mirtilos.

A composição da chia pode ser comparada com a de outras sementes mucilaginosas como a linhaça e o psílio. Ao contrário da linhaça, a chia não contém factores anti-nutricionais, factores que no caso da linhaça limitam a sua utilização sem tratamento de calor preliminar. Factores anti-nutricionais são os glicósidos cianogénicos ou linatina, que são antagonistas da vitamina B6, o que na realidade quer dizer que impedem a vitamina B6 de actuar no metabolismo. Além disso, a chia tem um sabor muito mais agradável do que a linhaça de tal modo que os pássaros a ingerem com mais apetite.

A chia contém não menos do que 23 % de ácidos gordos poli insaturados, dos quais 18% sob forma de ácido linoleico. Os ácidos gordos ómega 3 são ácidos gordos absolutamente indispensáveis para o Homem e para os animais; entre outros aumentam a resistência contra doenças e têm propriedades anti-inflamatórias. Além disso o óleo da chia é rico em antioxidantes naturais (p.e. ácido clorogénico e ácido cafeico). Assim, o óleo da chia tem uma forte actividade antioxidante e impede a oxidação das gorduras (= ranço). Isto explica a razão pela qual os ácidos gordos ómega 3 administrados através da chia são extremamente estáveis e podem ser conservados durante muito tempo, contrastando com o que se passa com a maior parte das outras fontes de ómega 3.


Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.

Sugestão de utilização:

  • Pode ser adicionada a sumos e batidos, iogurtes, saladas, cereais, sopa.
  • Pode ainda moê-las e adicioná-las à farinha para fazer pão.
  • Também pode usá-las como bebida fresca, colocando 2 colheres de chá de sementes de chia em 250 ml de água, mexendo e deixando repousar até criar um líquido ligeiramente gelatinoso.
  • Como as sementes conseguem absorver várias vezes o seu peso de água formando uma espécie de gelatina são óptimas como substituto de ovo.

4 comentários:

  1. a palavara magnesio se repete 2x.
    a ideia era escrever manganes, correto?

    atenciosamente,
    elide

    ResponderEliminar
  2. gostaria de saber se criança pode consumir a partir de qual idade?

    ResponderEliminar
  3. aki onde moro a chia ta sendo vendida a preço de ouro pq? ela é rara ou estão nos explorando?

    ResponderEliminar
  4. estou maravilhada com a potencia desta semente, comprei um pacote de 200 gr, paguei quase R$ 23,00, aqui em Aquidauana-MS, tambem achei um exagero. Ainda disseram que é ótima para emagrecer, aí abracei... vamos ver...
    grata pelas informações.

    ResponderEliminar